Como se alimentar antes de praticar exercícios físicos?

22 03 2008

Muitas pessoas que sonham em chegar ao corpo “ideal” sabem muito bem como se exercitar, mas se esquecem de outro fator importante: como se alimentar antes do exercício. É um detalhe que pode fazer a diferença e garantir mais saúde para o seu organismo.

A maior fonte de energia para o trabalho muscular, durante o exercício físico, é o carboidrato. Durante a malhação ou a corrida nossos estoques hepáticos perdem até 50% da glicose apenas na primeira hora. Portanto, consumir glicose antes do exercício pode evitar a hipoglicemia, que causa sintomas como suor frio, cansaço, dores de cabeça e até desmaio. O melhor alimento para garantir esse estoque é o pão. Não adianta comer uma banana e ir para a academia.

A diferença básica é de que no amido, as moléculas de glicose são liberadas para o sangue de maneira lenta e gradual, ao passo que os carboidratos das frutas são basicamente frutose e sacarose, carboidratos de liberação rápida. Fazer um lanche com duas fatias de pão integral e laticínios magros é o ideal. A hidratação durante a prática também é muito importante, pois impede a desidratação do organismo e a perda eletrolítica.

gym.jpg

Fonte: Centro Integrado de Terapia Nutricional CITEN-SP


Ações

Information

Deixe um comentário